DA REDAÇÃO: Produtores de cana-de-açúcar do interior paulista realizarão manifestações nesta quinta-feira

Publicado em 23/04/2014 13:02 e atualizado em 23/04/2014 15:45
Etanol: Produtores de cana-de-açúcar do interior de São Paulo estão se organizando para protestos em prol dos canavieiros, que estão enfrentando grandes dificuldades pela falta de demanda. Para eles, faltam medidas de incentivo do governo, como o aumento da mistura de etanol na gasolina.

Produtores de cana-de-açúcar se preparam para manifestações que acontecem amanhã, dia 24 de abril, nas cidades de Jaú e Piracicaba (SP), em prol da situação do setor sucroenergético. Muitas usinas estão fechando suas portas e segundo conta o presidente da Coplacana, José Coral, no ano passado muitos produtores precisaram arcar com os custos da produção. 

Há diversos fatores que contribuem para o atual cenário, como o grande incentivo do governo para os combustíveis fósseis depois de ter lançado programas de biocombustíveis e com isso, muitos produtores ampliaram a produção. José também explica que os custos de produção também tiveram grande aumento. 

Segundo o presidente, há uma  falta de incentivos do Governo Federal, que com pequenas medidas poderiam melhorar a situação do setor sucroenergético.  Dentre essas medidas,  Como o aumento da mistura do Etanol na gasolina ou a volta da Contribuição para a Intervenção no Domínio Econômico (Cide), tributo que foi zerado para evitar altas nos combustíveis, mas que serve para equilibrar as variações de preços.

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado