DA REDAÇÃO: FPA discute com ministro da agricultura medidas para o setor sucroenergético

Publicado em 23/04/2014 13:58 e atualizado em 23/04/2014 17:06
Brasília: Na tarde desta quarta-feira (23) serão discutidas, entre a FPA e o ministro da Agricultura, Neri Geller, possíveis medidas para setor sucroenergético, que enfrenta crise. Esse é o pior cenário para o setor, com 48 usinas fechadas e 10 com pedido de falência até agora.

Nesta quarta-feira, 23 de abril, a FPA e o ministro da agricultura, Neri Gueller, discutem sobre medidas públicas que possam incentivar a melhoria do setor sucroenergético. O setor enfrenta a pior crise de sua história, segundo conta de Brasília (DF), Daniela Castro. Até o momento, já são 48 usinas fechadas e 10 que estão com pedido de falência. 
Os parlamentares estão pedindo que o governo aumente a adição de Etanol na Gasolina de 25% para 27,5 %. Há controvérsias em relação a essa medida, pois estudo da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA)  diz que a adição de álcool comprometeria os motores tipo Flex e não teria a mesma potência e desempenho. Por outro lado, há estudos da Unica que contrapõe esse parecer. Além disso, será discutido o volta da cobrança da Cide, que foi zerada no ano passadoe que ajusta a variação dos preços dos combustíveis e também para a anulação da cobrança de PIS e COFINS.
Amanhã, dia 24, acontece nas cidades no interior paulista, Jaú e Piracicaba, manifestações dos canavieiros sobre essa questão. 

 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado