DA REDAÇÃO: Com cancelamentos da safra de milho dos EUA pela China, exportações devem ser maiores na Argentina

Publicado em 30/04/2014 13:27 e atualizado em 30/04/2014 16:32
Milho: Demanda chinesa é pontual e país ainda possui estoques de 71 milhões de toneladas, número próximo à safra brasileira. Exportações, no entanto, devem ser maiores na Argentina, que, nesse momento, têm preços mais competitivos e maior disponibilidade do grão. A safra brasileira está em boas condições apesar dos problemas climáticos no início da safra.

Apesar de informações sobre cancelamento de importações de milho norte americana pela China, a notícia não favorece as exportações  da safra brasileira,  mas sim da Argentina.  Isso se deve a maior disponibilidade de exportação e de preços que o país possui, segundo explica o analista de mercado, Paulo Molinari. Também explica que a demanda chinesa por milho é bastante pontual, diferente da soja, e mantém estoque de 71 milhões de toneladas, importando apenas o necessário para atender a logística interna. 

A safra brasileira segue em bom ritmo, apesar das altas temperaturas do início do plantio e da falta de chuvas em alguns estados do país. Já o plantio dos Estados Unidos, atingiu 18% de área plantada e ainda não preocupa sobre a questão dos atrasos. Segundo Molinari, os preços se manterão voláteis até o fim de maio, quando termina o plantio da safra americana. Enquanto o plantio se mantiver em ritmos normais, os preços tendem a se manter bons, e se houver atraso, se manterão em alta.  

Por: Kellen Severo // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado