DA REDAÇÃO: Apesar de estimular consumo, Copa do Mundo demanda cuidados com a proteína animal

Publicado em 02/05/2014 13:25 e atualizado em 02/05/2014 15:24
Proteína animal: Brasil é, atualmente, líder na exportação de produtos com valor agregado na agricultura, como a carne suínas e de aves. Copa do Mundo exigirá intenso trabalho da vigilância sanitária, diante da possibilidade da entrada de vírus que causam doenças como a gripe aviária e a diarreia suína. Por outro lado, com planejamento, pode ser boa oportunidade de divulgação da proteína animal brasileira.

Em entrevista para a segunda edição do Mercado & Cia., do Canal Rural, o presidente executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra, apontou que o estado do Paraná, líder nacional na produção avícola, possui uma condição especial, uma vez que o estado é capaz de produzir os insumos básicos e exportar produtos com valor agregado.

Para o restante do Brasil, a Copa do Mundo deve trazer oportunidades para as proteínas animais, mas Turra chama atenção para as ameaças. "Se não houver vigilância sanitária, podemos receber a gripe aviária e a diarreia suína, que estão rondando o mundo. Não podemos correr risco nenhum". O presidente destaca que a associação já está trabalhando em um monitoramento e distribuíndo informações para que toda a cadeia trabalhe para preservar o patrimônio genético.

O Brasil, país livre de gripe aviária, possui granjas nas quais não é comum a prática de permitir visitar de estranhos. Há também uma proibição temporária da compra de material genético para suínos do exterior.

A oscilação do dólar também atrapalha os negócios do mercado de suínos, que são mais vendidos no mercado interno do que no externo. "Temos um déficit na balança comercial", constata.

Por: Sérgio Braga // Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado