DA REDAÇÃO: Irmãos assassinados em confronto indígena terá missa de sétimo dia seguida por protesto em Passo Fundo (RS)

Publicado em 05/05/2014 13:38 e atualizado em 05/05/2014 15:48
Questão Indígena: Acontece nesta segunda-feira (5) em Passo Fundo (RS), a missa de sétimo dia da morte dos irmãos assassinados em confronto com índios em Faxinalzinho. Além da missa, será feita uma passeata para chamar a atenção das autoridades e da população para os confrontos. A preocupação é que as autoridades não assumam a responsabilidade sobre o ocorrido.

Em Passo Fundo (RS), acontece hoje (5) a missa de sétimo dia dos irmãos Alcemar Batista de Souza e Anderson de Souza. Os agricultores foram assassinados em confronto com índios Kaingang que bloqueavam a estrada que ligava a Faxinalzinho (RS) em protesto relacionado as questões indígenas. Além da missa, acontecerá manifestação promovida pelo Sindicato Rural para alertar as autoridades e a sociedade para que o caso não caiam em esquecimento. Segundo conta o presidente rural de Getúlio Vargas (RS), Sidnei Beledeli, a preocupação é que as autoridades não tomem as devidas providências pelo ocorrido e responsabilizem os índios. 

Neste momento, a situação da região de Mato Preto é tranquila após o assassinato e os índios questionam quando as autoridades irão resolver o conflito que já dura há 12 anos. Apesar disso não há ações por parte dos indígenas. Beledei acredita que os índios se sintam intimidados pelo grande número de pequenos produtores  na região. 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado