DA REDAÇÃO: Para especialista, dados divulgados sobre o clima pelo governo americano são infundados

Publicado em 07/05/2014 13:19 e atualizado em 07/05/2014 17:28
Clima: Para especialista brasileiro, anuncio de alterações climáticas nos Estados Unidos são informações alarmistas e não confirmadas pela ciência. Prof. Molion compara esta época com o que ocorreu em 1946. Se o padrão se repetir, Brasil deverá ter menos ocorrências de chuvas e a frequência de invernos mais rigorosos.

No segunda edição do programa Mercado & Cia o climatologista, Luiz Carlos Molion, comentou a respeito os dados sobre o clima divulgados pelo governo americano nesta terça-feira (6). Para o especialista não existem comprovações climáticas para essas previsões, e para ele se trata de alarmismos. 

O climatologista compara os dados climáticos atuais aos que ocorreram no período de 1946 até 1976, em que o oceano pacífico passou por um período de resfriamento. Por se tratar de um oceano que ocupa 35% da superfície terrestre, espaço maior do que os 29% ocupado pelos continentes, as mudanças de temperaturas refletem diretamente no clima mundial. Segundo Molion, esse oceano passa por períodos em que se resfria de 25 a 30 anos, seguido por aquecimento por um tempo parecido. 

Molion explica que esse oceano voltou a se resfriar em 1998 e deve seguir até 2030. Comparando com o período anterior de resfriamento,  houve redução na ocorrência de chuvas, principalmente no sudeste e centro-oeste. Além disso, deve trazer invernos mais rigorosos e que podem durar por um período maior. As ocorrências de el ñinos intensos também são menores nessa fase. 

Para o especialista, o produtor rural necessitará adequar as janelas de plantio a essas novas condições climáticas. Na época em que aconteceu o último resfriamento do pacífico, não havia uma agricultura tão desenvolvida quanto agora, por isso não trouxe tantos prejuízos . 

 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado