DA REDAÇÃO: Produção brasileira de milho deve ser menor e preços podem subir, informa FCStone

Publicado em 07/05/2014 17:28 e atualizado em 07/05/2014 19:46
Milho: FCStone projeta produção de 71,72 milhões de toneladas para o ciclo 13/14. Números são bem menores que os da safra passada, mas somados aos estoques remanescentes, deixam oferta e demanda ajustadas. Preços tendem a ser melhores que no ano anterior.

Produção brasileira de milho deve ficar em torno de 71,7 milhões de toneladas no ciclo 2013/14, segundo projeções da FCStone. O volume, segundo Ana Luiza Lodi, analista de mercado da FCStone, considera a safra e a safrinha e uma queda na produção da safra de verão. 

“Os preços do milho estavam bem baixos no segundo semestre de 2013... Na segunda safra também houve queda de área e em algumas regiões foi registrado menos investimento na safra de inverno devido ao preço mais baixo e nossa estimativa para a produção está em 40,87 milhões de toneladas”, explica Lodi.

Apesar de ser menor, o volume estimado para a produção deve atender a demanda do mercado interno e das exportações, segundo Lodi. “A gente está trabalhando com um volume de 20 milhões de toneladas a serem exportadas, que é um volume menor que o alcançado no ano passado que foi de 26 milhões de toneladas porque o contexto foi diferente, os EUA tiveram perdas de safra e o Brasil passou a exportar bastante”. 

Já o consumo interno deve ficar entre 53 e 54 milhões de toneladas, sem alterações em relação aos números do ano passado, segundo a analista. “A previsão para o estoque final dessa safra é menor que o da safra passada, o que favorece que os preços alcancem um nível mais alto e não fiquem tão pressionados”. 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado