DA REDAÇÃO: Aulas permanecem suspensas em Faxinalzinho (RS) por questões indígenas

Publicado em 09/05/2014 13:13 e atualizado em 09/05/2014 18:14
Questão indígena: Mais de 700 alunos estão sem aulas na cidade de Faxinalzinho (RS) devido aos conflitos na região. Os indígenas da etnia Kaingang bloqueiam a estrada que liga a cidade a outros municípios. Além disso, autoridades temem que possa ocorrer conflitos entre os alunos indígenas e não indígenas, que utilizam o transporte fornecido pela cidade.

Alunos da região de Faxinalzinho (RS) estão sendo prejudicados em função das questões ligadas aos conflitos indígenas. A região vem sendo marcada por hostilidade, em que dois produtores foram assassinados por indígenas da etnia Kaingang que bloqueavam em protesto uma das estradas. Com o cancelamento da visita do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, os índios voltaram a bloquear a passagem na estrada que liga Fazinalzinho a Benjamin Constant do Sul. 

Como forma de prevenção aos conflitos que poderiam ocorrer, a prefeitura decidiu suspender as aulas até que haja uma solução apropriada. O Secretário Municipal de Educação de Faxinalzinho, Francimar de Andrade, explica que há uma preocupação com a situação que os conflitos podem interferir no convívio entre alunos índios e não-índios, principalmente durante o transporte. 

Acontecerá uma reunião na próxima terça-feira (13), em que será debatido se será mantido as suspensão das aulas. Andrade acredita que a volta as aulas poderá não acontecer, pois o clima é de tensão entre os moradores.

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado