DA REDAÇÃO: Exportações de milho do Brasil estão abaixo do esperado

Publicado em 14/05/2014 19:03 e atualizado em 14/05/2014 19:35
Milho: Exportações brasileiras estão mais lentas, já que preços do mercado doméstico estão melhores. Temperaturas abaixo da média para o período prejudicam o plantio de milho no Corn Belt dos Estados Unidos e em estados mais afetados, como Minnesota e Michigan, alguns produtores já estariam destinando áreas de milho para a plantação de soja.

O ritmo das exportações de milho do milho brasileiro estão mais lentas do que se esperava. De acordo com o analista de mercado Paulo Molinari, com a quebra na safra de verão, muitos produtores seguraram suas vendas, já que os preços internos ficaram melhores que os preços de exportação. “Criou-se toda uma expectativa em relação a um corte na área de safrinha e um corte na área dos Estados Unidos, o que pode ter trazido uma impressão excessivamente otimista ao mercado”.   

Molinari explica ainda que, segundo informações do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), a China deverá ter uma safra recorde de milho nesta e na próxima safra. “É muito difícil que a China importe grandes volumes e é muito mais provável que ela passe a ser exportadoras de milho neste ano próximo”. 

Mesmo com notícias do rápido avanço dos plantios nos Estados Unidos, o analista afirma que o clima no Meio-Oeste americano ainda está adverso, com muito frio na região norte do corn belt, principalmente nos estados de Minessotta, Michigan e nas Dakotas do Sul e do Norte. “Esta região tem o plantio atrasado e possivelmente estarão atrasados até a próxima segunda-feira, no próximo relatório e já há comentários de que nessas localidades alguns produtores podem estar convertendo área de milho para soja”. 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado