DA REDAÇÃO: Custo de produção do trigo gaúcho deve subir 13,45%

Publicado em 16/05/2014 13:25 e atualizado em 16/05/2014 15:56
Trigo: Produtores enfrentam expectativa de custo total de produção 13% mais caro para a próxima safra. Aumento do uso da tecnologia, energia, combustível e mão-de-obra ajudaram a elevar os preços.

Segundo estimativa da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro-RS), as expectativas de aumento de custo de produção do trigo para a próxima safra estão acima de 13,45%. Paulo Pires, presidente da Fecoagro, aponta em entrevista ao Mercado & Cia. que os combustíveis, a energia, a mão-de-obra, os produtos químicos e o nível tecnológico mais exigente são alguns dos fatores que influenciam neste aumento. O preço dos fertilizantes, no entanto, deve ficar estável.

Com a possibilidade da safra de inverno, os produtores encontram uma oportunidade de diluir os custos fixos, o que é benéfico para a produção. Com a evolução do plantio direto, os produtores também conseguem se manter e até aumentar sua área, o que justificativa a alta produtividade alcançada pelo estado na última safra.

Os produtores esperam que o estoque nacional seja priorizado para o consumo interno. O estado do Rio Grande do Sul, hoje em dia, produz 93% de trigo pão.

Por: Kellen Severo // Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado