DA REDAÇÃO: Produtores brasileiros devem tomar cuidado com a Diarreia Epidêmica Suína

Publicado em 19/05/2014 13:34 e atualizado em 19/05/2014 15:27
Suínos: Diarreia epidêmica dos suínos (PED) preocupa produtores brasileiros. A doença reduziu os plantéis americanos em 7%, visto que seu grau de mortalidade é muito grande. A doença é causada por um vírus resistente que é eliminado pelas fezes. No Brasil, não há nenhum registro, mas autoridades estão em alerta pelo grande número de visitantes que irão visitar o país na Copa do Mundo e que podem trazer o vírus.

Em entrevista para o Mercado & Cia., do Canal Rural, a pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves, Janice Zanella, alerta para a prevenção contra a entrada da Diarreia Epidêmica Suína no Brasil, que está acabando com planteis sobretudo nos Estados Unidos, no Canadá e no México.

Segundo a pesquisadora, o vírus, de alta mortalidade, pode ser transmitido em qualquer situação de proximidade de rebanho - como o transporte de animais em caminhões. "Se ocorrer o primeiro caso no Brasil, a disseminação será rápida", avalia.

Apesar de nenhum caso positivo no Brasil, o vírus preocupa e traz mais perguntas do que respostas aos pesquisadores. Em leitões de 2 primeiras semanas de vida, as chances de moralidade são de 100%. No caso dos leitões que sobrevivem, os animais ficam reclusos, com menor absorção de alimentos.

Com a proximidade da Copa do Mundo no Brasil, os produtores devem ficar alertas com a visita de produtores estrangeiros em suas propriedades. A recomendação é separar uma troca de roupa para estes visitantes e recomendar que estes façam um vazio sanitário de 4 a 5 dias.

Por: João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado