DA REDAÇÃO: Produtor de milho do Paraná enfrenta perdas por fatores climáticos

Publicado em 20/05/2014 13:21 e atualizado em 20/05/2014 16:25
Milho: Quebra estimada em Cascavel varia entre 15% e 20%. No início do plantio, lavouras sofreram com problemas climáticos com a seca e agora a maturação do grão está sendo prejudicada pelos dias mais nublados.

Mesmo com as expectativas de safra cheia para o milho, produtor de Cascavel (PR), Jurandir Alexandre Lamb, passa por dificuldades na produção e já teve perdas de 12% da plantação. O agricultor diz que apesar do bom ritmo, teve alguns problemas climáticos em que passou por dificuldades no período de estiagem que ocorreu durante o plantio. Atualmente, o período de maturação passa por atraso por causa dos dias nublados que tem feito na região. 

Além disso, os preços também não estão atrativos para os produtores. A sacas que estavam sendo negociadas a R$25 no mesmo período do ano passado, agora está com R$20 a saca. Até agora, Jurandir afirma que tem 20% de sua produção vendida.

O agricultor também comentou sobre o anúncio do Plano Safra, que foi lançado ontem (19) pelo governo federal. Ele afirma que utiliza esses recursos de financiamento e com o aumento dos juros, os custos ficam ainda mais alto para os produtores.

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado