DA REDAÇÃO: Fatores climáticos preocupam produtores de trigo do Rio Grande do Sul

Publicado em 22/05/2014 13:17 e atualizado em 22/05/2014 16:19
Trigo: produtores do RS aumentaram área de plantio em 15% e estão preocupados com as previsões de El Niño e geadas previstas para a região. Até o momento, ainda há cerca de 60% da safra passada para ser vendida. Preços seguem em queda e chegam a ser 15% menores que ao ano passado.

Depois de cinco de anos de boas colheitas de trigo no Rio Grande no Sul, produtores começam a se preocupar com a situação da nova safra, que acaba de iniciar o processo de plantio. Segundo a produtora rural de Maçambará (RS), Gisele Wenning, os fatores climáticos podem trazer grandes influencias para essa safra, com a possibilidade El Niño e as previsões de geadas durante o inverno. Até o momento, a nova safra já atingiu 35% da área plantada e segue em bom ritmo. 

Outro problema que os produtores estão enfrentando são os altos estoques nos moinhos. A expectativa era de que a safra fosse vendida nesse mês de maio, o que acabou não se consolidando. Wenning explica que ainda possuem 60% da safra antiga para ser vendida e mesmo sendo um trigo pão de boa qualidade, estão sendo negociados a valores muito baixos, chegando a ser 15% inferiores aos preços da última safra. Com isso, as negociações seguem sem ritmo, pois não há compradores. 

A produtora explica que também estão aguardando a decisão sobre a retirada da Tarifa Externa Comum (TEC) para incentivar a importação do trigo. Para Gisele, não há a necessidade de ser retira e a medida é equivocada. 

 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado