DA REDAÇÃO: Soja – Em Ijuí (RS), perdas na produção são de 35% devido à falta de chuvas

Publicado em 23/05/2014 11:00 e atualizado em 23/05/2014 16:35
Soja: Perdas são de 35% na produção da região de Ijuí (RS). Devido às altas temperaturas e ausência de chuvas, rendimento médio ficou em 35 sacas por hectare, bem abaixo do esperado pelos produtores de 60 sc/ha. Agricultores também enfrentaram problemas com o ataque da Helicoverpa.

Em Ijuí (RS), a quebra na produção de soja é de 35% nesta safra. A situação é decorrente das altas temperaturas, de mais de 45ºC, e da ausência de chuvas, especialmente, nos meses de dezembro, janeiro e março. Diante desse cenário, a produtividade média das lavouras ficou em35 sacas por hectare, número bem abaixo do esperado pelos produtores de 60 sacas por hectare.

O presidente do Sindicato Rural do município, Ércio Luiz Eickoff, também destaca o ataque da Helicoverpa nas lavouras de soja. “O ataque não foi tão forte, mas o maior problema é que os agricultores não tinham produtos eficientes disponíveis, quadro que aumentou os custos de produção. Sem contar que essa é uma situação que já começa a preocupar para a próxima safra”, relata. 

E frente a essa perda, o presidente destaca que a margem do produtor deve ficar ajustada nesta safra. “Apesar dos bons preços da oleaginosa, a quebra na produção, assim como, o aumento dos custos de produção, o agricultor não irá conseguir ganhar muita coisa”, diz Eickoff. 

Trigo 

Após a colheita da oleaginosa, os produtores irão semear o trigo na localidade e a expectativa é que um aumento de na área cultivada. A expectativa é que os agricultores semeiem de 18 até 21 mil hectares com o cereal. Entretanto, a comercialização do produto ainda segue como uma preocupação do agricultor. 

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado