DA REDAÇÃO: Cooperativas se manifestam contra aumento na taxa de juros do Plano Safra

Publicado em 26/05/2014 13:49 e atualizado em 26/05/2014 17:27
Agronegócio: A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) está pedindo a revisão no aumento das taxas de juros para o Plano Safra, que neste ano passou de 5,5% para 6,5%. Na prática o crescimento é de 18% e prejudica o trabalho das cooperativas.

Principais cooperativas ligadas ao agronegócio, sobretudo na região sul, estão se manifestando contra a alta nas taxas de juros anunciadas neste ano para o Plano Safra 2014/2015. A correção passou de 5,5% para 6,5%, representando um aumento de 18% custo para os financiamentos. O Presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes, reconhece a evolução das políticas públicas voltadas ao agronegócio, mas acredita que foi rompida com o aumento das taxas deste ano. 

Além do aumento, também houve uma redução em algumas linhas de financiamento voltadas para as cooperativas, que giram em torno de R$ 800 milhões. Com essas perdas, é possível que haja uma inflação direcionada ao campo, que prejudicaria agricultores, cooperativas e também consumidores.  

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado