DA REDAÇÃO: Feijão – Baixo nível de água nos reservatórios pode comprometer irrigação das lavouras em Guaíra (SP)

Publicado em 27/05/2014 10:32 e atualizado em 27/05/2014 14:58
Feijão: Em Guaíra (SP), baixo nível de água nos reservatórios pode comprometer irrigação das lavouras. Ataque da mosca branca também preocupa os produtores rurais e pode ocasionar perdas entre 30% até 70%. Custos de produção são altos e giram em torno de 35 sacas de feijão por hectare.

Em Guaíra (SP), região tradicional em irrigação, as lavouras de feijão apresentam boas condições até o momento. Entretanto, o baixo nível de água nos reservatórios pode comprometer a irrigação das plantas. A situação é decorrente do pequeno volume de precipitação registrado nos meses de janeiro e fevereiro.

Além disso, as temperaturas estão mais baixas e, abaixo de 15ºC pode prejudicar as plantas, conforme destaca o produtor rural do município, Matheus Nogueira. “Possibilidade de geadas na região é mais difícil, mas não podemos descartá-la”, afirma. 

Diante desse cenário, o produtor rural diz que não é possível estimar uma produtividade média das lavouras, uma vez que irá depender do volume de chuvas e da tecnologia empregada. Porém, caso as precipitações retornem à localidade, os agricultores poderão colher entre 40 até 45 sacas de feijão por hectare. 

Por outro lado, o ataque da mosca branca nas lavouras também preocupa os agricultores da região. Ainda segundo o produtor rural, a praga pode ocasionar perdas entre 30% até 70% na produção. “E, consequentemente, temos um aumento nos custos com produtos, adubos e sementes. Não está fácil, antes plantávamos e passávamos pouco veneno, agora temos que ficar em cima das lavouras”, relata Nogueira. 

Os custos giram em torno de 35 sacas por hectare e para que haja uma remuneração, o preço da saca deveria ficar acima de R$ 100,00. 

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado