Índios: Carvalho admite existência de relatórios antropológicos com falhas e reconhece necessidade de indenização

Publicado em 29/05/2014 13:59 e atualizado em 29/05/2014 16:02
Questão indígena: Na tarde desta quinta-feira (29) o ministro da justiça, José Eduardo Cardozo, irá receber lideranças indígenas que cercam o Ministério da Justiça. O ministro Gilberto Carvalho admitiu que há falhas nos relatórios antropológicos que servem para demarcação de territórios indígenas.

Nesta quinta-feira (29), o Chefe de Gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, admitiu em pronunciamento que existem relatórios antropológicos com falhas que deverão ser revistos, além de reconhecer a necessidade de indenização para os produtores que ocuparam terras demarcadas de boa fé.

No entanto, Carvalho lembrou que todos esses processos são "questões judiciais", que requerem um tempo adequado para serem levadas adiante.

Durante toda esta semana, cerca de 500 indígenas estão reunidos em Brasília para uma série de manifestações em frente ao Ministério da Justiça. Os indigenas também ganharam apoio do movimento quilombola.

O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deve receber representantes indígenas hoje, às 15h, para ouvir suas reinvindicações. Indígenas estariam preocupados com a aprovação de PEC 215, que entregaria o poder de demarcação de terras nas mãos do Congresso Nacional.

Prorrogação de Dívidas

Ontem (28) o Senado Federal aprovou uma MP que prolonga o prazo de débitos de produtores rurais com a dívida da União para dezembro de 2015. O prazo tinha sido encerrado em agosto de 2013. A MP também prorroga as dívidas dos agricultores familiares que se endividaram para construir suas casas. Estes agricultores serão incluídos agora nas condições do programa Minha Casa Minha Vida. A medida segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Por: João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado