DA REDAÇÃO: Produtores se mobilizam contra exploração de gás de xisto no Paraná

Publicado em 03/06/2014 13:20 e atualizado em 03/06/2014 16:54
Na tarde desta terça-feira (03), haverá uma manifestação em Toledo (PR) contra a exploração do gás de xisto do oeste do estado, em que a Petrobrás ganhou a licitação. O processo poderá trazer contaminação no solo devido aos produtos químicos utilizados, que prejudicará a agricultura da região.

Produtores de Toledo (PR) irão fazer uma passeata na tarde desta terça-feira (03), contra a exploração do gás de xisto, utilizado como fonte de energia. Os agricultores foram surpreendidos com a notícia de que a Petrobrás recebeu a licitação para explorar o gás na região oeste do estado. Trata-se um tipo de gás natural que é encontrado dentro de xisto argiloso, que para ser extraído do solo é usado uma broca com cerca de 600 produtos químicos pra que as rochas explodam. 

O presidente do sindicato rural de Toledo, Nelson Paludo, explica que a maior preocupação é com a contaminação do solo, que por se tratar de uma região produtora muito importante prejudicaria toda agricultura.  “Não podemos correr esse risco, queremos mais informações, e por isso, está sendo feito esse movimento, pra ver se conseguimos esclarecimentos”, argumenta. 

Entre as reivindicações, os produtores querem informações sobre como será feita a extração, assim como as regiões. Paludo explica que pretendem formar um grupo para realizar uma visita aos Estados Unidos, país que está tendo grandes ganhos com a extração deste gás.

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado