DA REDAÇÃO: Café – Em Nepomuceno (MG), colheita atinge 20% e chuvas podem comprometer qualidade do grão que está no terreiro

Publicado em 04/06/2014 10:34 e atualizado em 04/06/2014 15:43
Café: Colheita atinge 20% em Nepomuceno (MG). Chuvas podem comprometer a qualidade do grão que está no terreiro. Além disso, cerca de 50% do que foi colhido é café boia. Alguns produtores utilizam até 16 medidas pra fazer uma saca de café. Devido à estiagem, perdas podem ser ainda maiores na próxima safra.

Na região de Nepomuceno (MG), a colheita do café arábica já atinge 20%. No entanto, as chuvas já preocupam os produtores, já que podem comprometer a qualidade dos cafés que estão no terreiro. Além disso, o grão está menor nesta safra, situação decorrente das altas temperaturas e ausência de chuvas registradas no início do ano.

Segundo o cafeicultor do município, Victor Ângelo Ferreira, do total colhido até o momento, cerca de 50% é café boia. Grão de qualidade inferior e que deverá ser negociado no mercado como escolha. Os produtores também comentam que nesta safra estão sendo utilizadas até 16 medidas para fazer uma saca de café, enquanto que o ideal seria usar 8 medidas.

“O preço do café pode até subir, mas não pagará os prejuízos. O banco não solta o custeio, as dívidas foram prorrogadas, porém essa medida não resolve a situação. Não temos condições de pagar a colheita do café. E o governo não faz nada, não interfere no mercado”, afirma o produtor.

Apesar desse cenário, a grande preocupação dos produtores é em relação à próxima safra. Com a forte seca registrada esse ano, os galhos das plantas não cresceram fator que irá afetar severamente a próxima safra do grão. “No próximo ano, não teremos café em quantidade de jeito nenhum. Por enquanto, a solução é ficar sentado esperando”, destaca Ferreira. 

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado