DA REDAÇÃO: Mapa suspende a utilização da avermectina na pecuária

Publicado em 04/06/2014 13:08 e atualizado em 04/06/2014 13:49
Boi: Mapa proibiu o uso da avermectina, antiparasitário utilizado pelos pecuaristas contra pulgas e carrapatos. A suspensão se deve aos resíduos encontrados em alguns lotes de carnes, que pode ter sido acarretado pelo não cumprimento do prazo de carência, que vem expresso na bula dos medicamentos, que fez com que perdesse parte dos efeitos e a dose fosse aumentada.

Após testes nos Estados Unidos comprovarem a presença da avermectina na carne processada proveniente do Brasil, o governo brasileiro decidiu suspender a utilização da avermectina de longa ação no campo, a fim de evitar a suspensão da importação da carne brasileira por parte dos americanos.

De acordo com Márcia Cristinia Decena de Oliveira, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste, a presença do resíduo na carne se deve à falta de observação do período de carência, que vêm explicitado na bula do remédio.

A pesquisadora aponta que, além de os produtores terem de ficar atentos a este período, uma solução seria a verificação da presença do resíduo antes da exportação da carne por parte dos órgãos controladores.

No entanto, Márcia lembra que a ingestão do produto não provoca problemas de saúde, mas que a presença do resíduo não é recomendável.

Por: João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado