DA REDAÇÃO: Área de refúgio para algodão ainda não foi definida pela Câmara Setorial

Publicado em 05/06/2014 13:47 e atualizado em 05/06/2014 18:05
Refúgio: Câmara Setorial do Algodão debate tamanho das áreas de refúgio para as variedades BT. Reunião do próximo dia 11 será conclusiva. Recomendação de entomologistas é de 50% de refúgio na soja e 20% no algodão e milho. Empresas divergem sobre o tamanho a ser adotado nas próximas safras.

Na manhã desta quinta-feira (05) aconteceu uma reunião na Câmara Setorial do Algodão para discutir qual o tamanho da área de refúgio que será definido para a cultura. Na reunião pouco foi decidido, segundo explica o vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), João Carlos Jacobsen. 

No próximo dia 11 de junho haverá uma nova reunião com entomologistas e lideranças do setor para definir de quanto será a área destinada ao refúgio.  A atual recomendação é de 20% da área de algodão e milho e de 50% para soja. Jacobsen explica que é importante que haja um consenso para que não se perca as tecnologias de combate a pragas, como aconteceu com as lavouras de milho. 

Muitos produtores são contrários as recomendações de refúgio, o que resulta no enfraquecimento dos herbicidas utilizados nas lavouras. Para o vice-presidente é muito importante que haja um trabalho de conscientização de lideranças junto a estes produtores. 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado