DA REDAÇÃO: Ministro da agricultura esclarece medida que restringe o uso da ivermectina

Publicado em 05/06/2014 14:34 e atualizado em 05/06/2014 16:54
Ministro Neri Gueller, da Agricultura e Pecuária (Mapa), esclarece que a proibição do uso de ivermectina na pecuária de corte é somente para produtos de alta concentração (3,5%). Medida pode ser revogada se o setor discutir a observância da carência. Proibição foi tomada, segundo o ministro, com base em dados técnicos e para dar segurança ao mercado internacional.

O ministro da agricultura, Neri Geller, trouxe esclarecimentos sobre a decisão de suspender o uso da  ivermectina, medicamento utilizado no tratamento de parasitoses em bovinos. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tomou a decisão de suspender o medicamento de longa duração, por ter sido encontrado resíduos da substância em carnes exportadas para os Estados Unidos.

Geller enfatiza que a restrição se deve apenas ao produto de longa duração que possui uma taxa de 3,5%. A recomendação é de que os pecuaristas mantenham o uso da  ivermectina de curta duração, que protege os bovinos de parasitoses por um período de 45 dias. 

A ação do Mapa foi questionada por ter sido pouco discutida, mas o ministro defende que a decisão foi tomada para trazer transparência ao mercado e não prejudicar os preços da carne. Geller comparou a situação ao caso de vaca louca que aconteceu em Mato Grosso, que com ações rápidas foi possível trazer transparência na forma como foi conduzida e não trouxe grandes prejuízos ao setor. 

O ministro também afirmou que o Mapa está disposto a debater a situação e que se for necessário irá permitir o uso novamente.  

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado