DA REDAÇÃO: Guarapuava (PR) tem estado de calamidade após chuvas do final de semana

Publicado em 09/06/2014 13:11 e atualizado em 09/06/2014 16:26
Chuvas PR: Guarapuava sofre com grandes volumes que atingiram o município durante o final de semana e já decretou estado de emergência. Choveu mais de 400 mm, 30% do previsto para chover em todo o ano. As lavouras de feijão estão muito danificadas. O solo encharcado, o que deverá prejudicar o inicio do plantio de trigo.

A cidade de Guarapuava, no Paraná, foi a que mais sofreu com a grande quantidade de chuva recebida pela Região Sul neste final de semana. De acordo com Rodolpho Botelho, presidente do Sindicato Rural, a chuva trouxe grandes desastres não só para a agricultura, como também para a população, deixando a região em estado de calamidade.

Guarapuava, que possui 1000m de altitude, recebeu 400mm de chuvas no final de semana. Algumas localidades chegaram a receber 500mm. Segundo Botelho, esta quantidade representa quase a metade de toda a chuva prevista para o ano.

Pouca área de trigo foi afetada, uma vez que o plantio nos municípios mais frios só têm início entre junho e julho. Nos municípios mais quentes, alguma área deve sofrer perdas. Também foram danificados o feijão que restava a ser colhido, a canola e a aveia, além da perda de solo, de adubo e de calcário.

O Sindicato Rural trabalha em cima de uma campanha de arrecadação de roupas, alimentos, produtos de higiene e limpeza. A cidade sofre com a falta de água potável e aguarda por um decreto de emergência por parte do Governo Federal, uma vez que a prefeitura e o Governo Estadual já reconheceram a situação.

Por: João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado