DA REDAÇÃO: Municípios do Paraná registram acumulados de mais de 400 mm

Publicado em 09/06/2014 13:25 e atualizado em 09/06/2014 17:01
Chuvas PR: Ainda não é possível quantificar os danos causados pelos grandes volumes, mas em curto prazo poderá trazer alterações de preços para hortaliças, feijão e leite. Municípios de Guarapuava e Três Rios são os mais atingidos.

Paraná sofre com os grandes acumulados de chuvas que atingiram o estado no último final de semana, principalmente na região sul. O diretor do Departamento de Economia Rural (Deral), Francisco Simioni, explica que os munícipios próximos a Guarapuava e Três Rios tiveram acumulados de mais de 400 mm, enquanto regiões mais ao norte do estado tiveram variações de 80 mm a 120 mm. Esses grandes volumes causam preocupação para as lavouras de milho safrinha, feijão segunda safra, trigo, e também para o café.

Para Simioni, a preocupação maior é com a população, pois a produção pode ser recuperada. Porém, as chuvas devem trazer alterações de preços para hortaliças, mesmo que a grande parte das plantações utilize o sistema de estufas o escoamento poderá ser prejudicado pelos estragos nas estradas. Essas alterações também poderão ser sentidas para o feijão e leite, mas ainda é difícil ser quantificado. 

A recomendação para os produtores é que comuniquem o seguro rural, para calcular perdas, se houver. No momento não chove mais em diversas regiões do estado e para os próximos dias a previsão é de tempo estável. 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado