DA REDAÇÃO: Chuvas afetam plantações de milho e trigo em Campo Mourão (PR)

Publicado em 10/06/2014 11:07 e atualizado em 10/06/2014 12:37
Chuvas: Em Campo Mourão (PR), parte das lavouras de milho safrinha acamou com os fortes ventos do final de semana. Plantações de trigo também foram afetadas e produtores poderão ter que fazer o replantio de algumas áreas. Região registrou 240 mm de chuvas. Levantamento das perdas será feito nos próximos dias.

As chuvas e os fortes ventos que atingiram o estado do Paraná neste fim de semana afetaram as plantações de milho safrinha e trigo na região de Campo Mourão (PR), onde as precipitações chegaram a uma média de 240 milímetros.

O presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão, Nelson Teodoro de Oliveira, afirmou que houve perdas, mas que o levantamento delas será feito nos próximos dois dias, já que somente hoje foi possível ao departamento técnico ir a campo fazer a avaliação, em virtude das más condições das estradas.  

Oliveira prevê que a recuperação das safras de milho será muito difícil, pois os ventos acamaram as lavouras, o que dificulta que as colheitadeiras operem. O excesso de umidade também deve provocar várias doenças no trigo e no milho, afetando assim a qualidade das lavouras.

Até o final de semana, as expectativas eram boas para as produções na região. “A produção estava indo muito bem, mas agora que veio esse excesso de chuvas com ventos fortes, a expectativa de uma safra muito boa já diminuiu bastante”, disse o presidente.

O replantio do trigo nessas áreas poderá ser refeito, já que a terra roxa e argilosa do local impede que o produto consiga sair e parte dele foi levado pela enxurrada. O tempo permanece fechado na região e caso a precipitação continue a situação pode-se agravar ainda mais. “Estamos agora na expectativa se o tempo vai nos ajudar ou não”, avaliou.

Por: Fernando Pratti // Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado