DA REDAÇÃO: Para consultor, implementação do refúgio para o algodão é o maior desafio

Publicado em 10/06/2014 14:00 e atualizado em 10/06/2014 17:35
Refúgio: Criação de lei para aplicação nas lavouras é complicado pela fiscalização. É necessário que haja discussões sobre a implementação e não apenas sobre qual será o tamanho da área destinada ao refúgio.

Acontece amanhã (11) em Brasília (DF), uma reunião na câmara setorial do algodão para definir qual o tamanho da área de refúgio para a cultura. A prática é utilizada para o controle de pragas e apesar de ser recomendado, muitos produtores não colocam em prática. Para o consultor José Waquil, o problema maior está no processo de implementação do refúgio, mesmo que a definição sobre a área também seja importante. 

O consultor explica que o Brasil está dando uma importância tardia para a prática, levando em consideração o desenvolvimento da agricultura brasileira. Waquil conta que tem viajado por todo o país nos últimos dois anos, defendendo o refúgio e notou que a prática tem ganho uma relevância maior.

Para Waquil, os debates dos últimos dias estão mais preocupados em delimitar uma área, mas é preciso pensar também nas formas de fiscalização. Também é preciso que se demonstre aos produtores os benefícios da prática a médio e longo prazo.

Para os produtores, é necessário que se tome cuidado sobre outras práticas de manejo, como rotação de culturas, manejo de ervas daninhas e no monitoramento da lavoura. 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado