DA REDAÇÃO: Produtores rurais do MS se reúnem com Ministério da Justiça

Publicado em 13/06/2014 15:10 e atualizado em 13/06/2014 16:01
Brasília: Acontece nesta sexta-feira (13) mais uma reunião com os produtores de Mato Grosso do Sul e o Ministro da Justiça, para decidir o impasse sobre o valor das indenizações pagas aos produtores rurais. Na próxima semana deve acontecer a reunião para decidir a proposta de regulamentação da área de refúgio.

Os produtores rurais do estado do Mato Grosso do Sul se reúnem na tarde desta sexta-feira (13) com representantes do Ministério da Justiça para definir a questão das indenizações na Fazenda Buriti. Eles estão descontentes com o valor estipulado pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para as 24 propriedades, que foi de R$ 78 milhões.

Avaliações de mercado encomendadas pelos produtores da região apontam um valor mínimo de R$ 124 milhões para as 24 propriedades.  Na última quarta-feira (10), já houve um encontro entre as duas partes e não se chegou a um consenso. Segundo os produtores rurais, entre eles Ricardo Bacha, há uma boa vontade do governo para as negociações, informou a jornalista Daniela Castro, de Brasília (DF).

Já para a semana que vem, outra expectativa fica com relação a um rascunho de uma instrução normativa que irá regulamentar as áreas de refúgio no país. A medida deve afetar quem produz algodão, milho e soja BT. Essa área garante a sobrevivência dos insetos, que é importante ao plantio convencional.

Atualmente, o percentual dessa área em relação ao milho é de apenas 10%, segundo sugestão das empresas que detêm essa tecnologia. Os produtores se queixam que o milho BT, no entanto, necessita de cinco aplicações de defensivos. Uma regulamentação nessa área pode ser definida com o intuito de resolver essa questão.

Por: João Batista Olivi // Fernando Pratti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado