DA REDAÇÃO: Café – Colheita alcança 30% em Altinópolis (SP) e perdas nas lavouras novas podem ultrapassar 55%

Publicado em 20/06/2014 10:25 e atualizado em 20/06/2014 15:54
Café: Colheita atinge 30% na região de Altinópolis (SP). Nas lavouras novas, perdas giram em torno de 55%, já nas plantas mais velhas, produtores utilizam de 700 até 800 litros para fazer uma saca de café. Preços também reduziram e a saca do grão é negociada a R$ 370,00. Cafeicultores já se organizam para solicitar a prorrogação das dívidas.

A colheita do café alcança 30% na região de Altinópolis (SP) e a perspectiva de quebra pode ultrapassar 55% nas lavouras novas. Já nas plantas mais velhas, os cafeicultores estão utilizando de 700 até 800 litros para fazer uma saca de 60 kg de café. Normalmente, os produtores usam d 450 até 500 litros para fazer uma saca.

De acordo com o diretor do Sindicato Rural do munícipio, João Abraão, a situação é decorrente das altas temperaturas e ausência de chuvas registradas no início do ano. Entre os meses de janeiro e fevereiro, as precipitações totalizaram 80 mm na localidade. Além das perdas nesta safra, a próxima safra também foi afetada, já que as plantas não cresceram devido à falta de água.

“A água não foi suficiente para o crescimento das plantas. As lavouras estão depauperadas e as perdas serão maiores no próximo ano. O café desse ano ainda recebeu um pouco de chuvas”, explica o diretor do sindicato. 

Preços

Assim como em outras regiões produtoras, os preços do café também recuaram na região e giram em torno de R$ 370,00. Diante desse cenário, o diretor destaca que o setor precisa de ações governamentais para amenizar os prejuízos aos produtores. “Falta política para o setor, teremos que ir à Brasília para tentar prorrogar os 20% da dívida que vence em julho. Isso para dar chance aos produtores segurarem o produto para negociar mais adiante”, afirma Abraão. 

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado