DA REDAÇÃO: Mau uso da tecnologia Bt pode resultar na criação de super-pragas

Publicado em 23/06/2014 13:39 e atualizado em 23/06/2014 16:14
Refúgio: De 50 a 80% de pragas das lavouras de milho, soja e algodão já são resistentes a tecnologia BT e existe o risco da criação de pragas super-resistentes. Reuniões realizadas em Brasília pelo Ministério da Agricultura são para regulamentar o refúgio no país, além da definição do tamanho adequado para a prática.

Há algumas semanas o Ministério da Agricultura está realizando algumas reuniões com entomologistas e profissionais ligados ao agronegócio para regularizar as áreas de refúgio no país. O grande debate está em torno de qual será a demarcação desta área para as culturas de milho, soja e algodão para tornar a prática obrigatória. O doutor em entomologia e professor da Esalq-USP, Celso Omoto, explica que essa definição está ligada ao tempo que se quer dar de durabilidade à tecnologia, pois quanto maior a área destinada ao refúgio, maior o tempo que irá funcionar. 

O refúgio é utilizado para o controle de pragas, em que os produtores realizam a plantação de parte da lavoura com a tecnologia Bt e em outros locais sem. Omoto explica que essa definição cabe as empresas detentoras da técnica, e que por enquanto é de 20% para a soja. Já para o algodão era de 5% e passou para uma recomendação de 20% da lavoura. 

A obrigatoriedade se tornou necessária, visto que muitos produtores deixaram de realizar o procedimento e a eficácia já está comprometida em algumas regiões, principalmente para o milho. Além disso, a recomendação foi feita sem levar em consideração a proliferação da lagarta helicoverpa armigera, uma praga nova que só está sendo incluida nos estudos recentemente. Além de perder a tecnologia, o uso inadequado também pode criar pragas super-resistentes às moléculas conhecidas. 

Omoto compara a situação com a Austrália, país que tem clima próximo ao nosso e que também enfrenta o problema com a helicoverpa armigera.  A recomendação inicial no país era de 70% para tecnologias Bt com apenas uma proteína. Posteriormente passou para 50%, para a tecnologia com duas proteínas. 

 

 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado