DA REDAÇÃO: CNA encaminha proposta para mudar processo de liberação de defensivos no Brasil

Publicado em 23/06/2014 14:06 e atualizado em 23/06/2014 15:32
Brasília: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) encaminhou projeto de lei para Casa Civil para criar uma comissão que agilize o processo de liberação de defensivos agrícolas. O órgão visitou Estados Unidos e Canadá para conhecer como funciona o processo nesses países, que demora cerca de um ano.

Assessores da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) viajaram no fim de maio para Estados Unidos e Canadá a fim de conhecer a realidade dos países a respeito da liberação de defensivos para uso agrícola.

Os países norteamericanos contam com apenas um órgão responsável pela liberação, fazendo com que o tempo médio de espera seja de 1 a 2 anos, enquanto o tempo médio brasileiro é de 5 a 7 anos, uma vez que três órgãos - Anvisa, Ibama e o Ministério da Agricultura - são os responsáveis.

A CNA encaminhou uma proposta para a Casa Civil para que seja feita uma comissão entre três ministérios para discutir a viabilidade de um novo processo no Brasil, mas, segundo aponta a repórter Daniela Castro, do Canal Rural, a Casa Civil resolveu esperar o ano de eleições, evitando conflitos com ambientalistas.

Por: João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado