DA REDAÇÃO: Trigo – Excesso de chuvas atrasa plantio do cereal em Erechim (RS)

Publicado em 27/06/2014 10:46 e atualizado em 27/06/2014 16:17
Trigo: Chuvas persistem na região de Erechim (RS) e atrasam o plantio do cereal. Algumas lavouras já cultivadas terão que ser replantadas. Agricultores têm até o dia 10 de julho para finalizar o cultivo do grão. Retirada da TEC para aquisição de 1 milhão de toneladas do grão fora do Mercosul também preocupa os produtores.

O excesso de chuvas ainda atrasa o plantio do trigo na região de Erechim (RS). No estado, as áreas mais afetadas são o Norte e Noroeste. Além disso, boa parte das lavouras já cultivadas terá que ser replantadas, uma vez que foram danificadas pelas precipitações excessivas.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural do munícipio, João Picolli, com a situação, alguns produtores já pensam em desistir do cultivo do grão. Os agricultores têm até o dia 10 de julho para finalizar o plantio do cereal, após esse período, pode comprometer o plantio da soja em outubro.

Além disso, a notícia de que o Governo retirou a TEC para a aquisição de 1 milhão de toneladas fora do Mercosul até agosto, também preocupa os agricultores. Principalmente, porque há cerca de 800 mil toneladas da safra anterior para ser negociada. “E o pessoal do PR tem mais vantagem na comercialização do cereal, pois está mais próximo de SP, grande centro consumidor”, destaca Picolli. 

Preços

Em relação aos preços, o presidente ainda destaca que não há sinalização e os presidentes dos sindicatos se reuniram na manhã desta sexta-feira, para discutir o assunto. “Estamos tentando encontrar uma solução para a comercialização da safra de trigo”, finaliza o presidente. 

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado