DA REDAÇÃO: Trigo – Plantio segue atrasado em Santo Ângelo (RS) e parte da safra será cultivada fora da janela ideal

Publicado em 02/07/2014 11:22 e atualizado em 02/07/2014 15:52
Trigo: Plantio segue atrasado em Santo Ângelo (RS) e atinge 70% da área. Parte do cultivo do cereal será feito fora da janela ideal. Com o excesso de chuvas, área cultivada com o grão nesta safra poderá ser menor. Retirada da TEC desanima produtores rurais da região.

O excesso de chuvas permanece atrasando o plantio do trigo na região de Santo Ângelo (RS). Até o momento, em torno de 70% da área já foi cultivada e os produtores tinham até o dia 30 de junho para finalizar o cultivo do cereal. No entanto, os 30% restantes deverão ser plantados até o dia 10 julho, fora da janela ideal.

Ainda assim, o presidente do presidente do Sindicato Rural do município, Claudio Duarte, caso não haja uma melhora nas condições climáticas, os produtores poderão, inclusive reduzir a área destinada ao cereal. Isso, porque o solo ainda está com excesso de água. Já, as lavouras que foram cultivadas estão com os primeiros focos de doença, uma vez que os agricultores não conseguem fazer a aplicação de ureia.

Entretanto, as previsões climáticas apontam para chuvas a partir de quinta-feira e devem durar até o próximo domingo. Na região, as precipitações caem há 22 dias, porém, ao contrário de outras áreas no estado, onde há pessoas desabrigadas e locais alagados, em Santo Ângelo não há informações de desabrigados. 

Retirada da TEC

Na última semana, o governo retirou a TEC para a importação de 1 milhão de toneladas do trigo fora da janela ideal até o mês de agosto. Ainda de acordo com o presidente, o setor recebeu a notícia com muito desânimo. Sem contar que, em torno de 800 mil toneladas do trigo da safra anterior ainda estão estocadas e precisam ser negociados.

“É uma revolta por parte dos triticultores da região, não esperávamos isso. E sabemos que existia um pedido para baixar o ICMS do estado, em torno de 12%, para incentivar o comércio do trigo para outros estados. A situação acaba deixando o produtor desanimado e na próxima safra deveremos ter uma redução da área cultivada com o trigo”, diz Duarte. 

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado