DA REDAÇÃO: Para consultor, momento é de segurar vendas para o milho

Publicado em 03/07/2014 13:51 e atualizado em 03/07/2014 16:19
Milho: após quedas depois da divulgação dos dados do USDA, o mercado está parado e quase não há negociações. As previsões para a safrinha estão boas para este início de colheita e, junto com a safra de verão, deve alcançar 75,5 milhões de toneladas. Projeções de exportações não demonstram crescimento.

Após a divulgação dos relatórios do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), os preços caíram em Chicago e há poucas negociações, tanto para a safra velha quanto para a nova. Já no Brasil o início da colheita de milho safrinha está trazendo bons números e as projeções para as duas safras, de verão e inverno, chegam a 75,5 milhões de toneladas. 

O consultor em agronegócios, Ênio Fernandes, conta que a produtividade está muito boa neste início de colheita, mas o cenário já era esperado. Ele explica que o início das colheitas costuma ter grãos em condições melhores e ao longo da colheita é possível que haja uma pequena queda de produtividade.

Há projeções de que os preços só comecem a melhorar para os produtores com o aumento das exportações. Cenário que não deve se confirmar antes de agosto, segundo explica Fernandes, que prevê que as vendas para o mercado externo neste mês devem ficar entre 600 a 700 mil toneladas. Também coloca que independente das projeções, as exportação irão se realizar, restando saber apenas a qual valor.  

Para o consultor, o momento é de segurar vendas para grande parte dos produtores, que já fecharam contratos e possuem boa parte da safra vendida. Já para os agricultores que não realizaram vendas, a situação é diferente. A safra de inverno precisa ser feita de forma bem planejada, pois se trata de um grande volume de grãos que chega ao mercado junto com a safra americana. 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado