DA REDAÇÃO: Milho - Em Guaíra (PR), produtores iniciam a colheita e a expectativa de quebra é de 20% devido às chuvas

Publicado em 04/07/2014 10:53 e atualizado em 04/07/2014 14:36
Milho: Quebra na produtividade pode chegar a 20% devido ao excesso de chuvas em Guaíra (PR). Produtividade deve ficar próxima de 80 sacas por hectare, mas custo de produção gira em torno de 100 scs/ha. Preços da saca recuaram para R$ 18,50 na região.

Os produtores rurais de Guaíra (PR) dão início à colheita do milho safrinha. Devido às chuvas excessivas nos últimos dias, a expectativa de quebra é de 20%. Com isso, a estimativa inicial é que a produtividade média das lavouras alcancem 80 sacas por hectares.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural do município, Silvanir Rosset, os custos de produção estão mais altos nesta safra e giram em torno de 100 sacas por hectares. “Com essa média de rendimento, os agricultores irão trabalhar no vermelho nesta safra”, destaca o presidente.

E, assim como em outras regiões do país, os preços do cereal também recuaram na localidade. Atualmente, as cotações giram em torno de R$ 18,00 e muitos produtores não conseguiram fazer contratos futuros devido ao receio inicial em relação ao clima. “Diante dessa situação, na próxima safra, os produtores poderão até diminuir a área destinada ao cereal”, destaca Rosset.

Trigo

Em Guaíra (PR), os produtores fizeram o plantio mais cedo e as chuvas registradas na localidade não comprometeram a produção. Boa parte da produção está em fase de embuchamento e perfilhamento. 

Apesar do cenário, os produtores estão desanimados com a medida do Governo em retirar a TEC para importação de 1 milhão de toneladas de trigo, fora do Mercosul até o dia 15 de agosto. “Nós acabamos elevando os custos de produção, pois investimos mais nas lavouras, fazemos a nossa parte e o governo libera a importação e prejudica todo um setor”, diz o presidente.

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado