DA REDAÇÃO: Projeto Soja Brasil chega a sua terceira etapa

Publicado em 10/07/2014 13:18 e atualizado em 10/07/2014 16:23
Nas duas últimas safras, a Aprosoja constatou o crescimento da oferta de soja por conta do uso de uma melhor tecnologia, que atende a qualquer situação climática e de produtores em todo país. O custo de produção tem crescido e utilizar as tecnologias disponíveis pode diminuir os gastos e aumentar o rendimento das lavouras.

O Projeto Soja Brasil chega a sua terceira caravana com foco no aumento de produtividade para a próxima safra, que tem início do plantio em setembro. O grupo deverá percorrer todo o país, mostrando novas tecnologias de acordo com a situação de cada região e produtor. O consultor do projeto, Áureo Lantmann, conta que nas duas últimas safras foi possível perceber a grande oferta por tecnologia presente em todas as regiões do país.

Com os custos de produção crescendo a cada ano, a melhor maneira de obter lucratividade é com aumentando o rendimento das lavouras. Em regiões como em Mato Grosso, a produtividade não aumenta a 12 anos, em que a média chega a 50 sacas por hectares. No entanto, há produtores que conseguem a marca de 70 sacas por hectares, utilizando apenas tecnologia e manejo adequado.

Lantmann explica que os custos com adubação e fungicidas estão entre os maiores gastos da lavoura, por isso, é necessário realizar as aplicações de acordo com o MIP (Manejo Integrado de Pragas).  Assim os produtores conseguem reduzir o número de aplicações e aumentar o rendimento da safra. 

Segundo levantamento realizado na última caravana, a média de custos de produção no país é de 35 sacas por hectare, em que alguns tinham o gasto de 22 sacas por hectares, e outros atingiam a marca dos 48 sacas. Com a realização desta terceira etapa será possível oferecer a estes agricultores alternativas e variedades reduzam estes custos. 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado