DA REDAÇÃO: Estados Unidos poderá antecipar o aumento das taxas de juros

Publicado em 16/07/2014 13:35 e atualizado em 16/07/2014 16:52
Soja: Com aumento muito grande na área de plantio e boa produtividade nos Estados Unidos o mercado mantém tendência de queda. A estimativa é de que o país recupere os estoques, além de aumentar embarques para China. Com o crescimento do PIB no país asiático, compras podem ser intensificadas.

Últimos relatórios divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) confirmaram o aumento significativo de área e a alta produtividade da safra de soja, que deve ter a colheita iniciada em setembro. Boa parte desse volume deverá reabastecer o mercado interno, com esmagamentos, além de atender a crescente demanda chinesa. 

O analista da Jefferies, Vinicius Ito, explica que estimativas do próprio USDA demonstram que os embarques para a China devem chegar a 72 milhões de toneladas, 3 milhões a mais do que as projeções realizadas anteriormente. Além disso, com os contratos em patamares mais baixos, as compras deverão ser intensificadas. 

Ito também falou sobre o pronunciamento da presidente do Fed (Banco Central dos Estados Unidos), Janet Yellen, que ocorreu ontem (15). O analista explica que o país teve um pequeno aumento da taxa de inflação nos últimos três meses, mas que a situação não é alarmante. Além disso, com o aumento de empregos é possível que o Banco Central eleve as taxas de juros, antes do esperado. 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado