DA REDAÇÃO: Frangos ganham mais peso e trazem excesso de produto ao mercado

Publicado em 21/07/2014 13:26
Frango: Excesso de oferta, ocasionado pelo aumento do peso dos animais, trouxe redução nos preços. Houve uma redução de consumo, possivelmente impulsionado pelo período de férias e fim da Copa do Mundo. Para o segundo semestre, há expectativa de retomada por, historicamente, ser um período de maior consumo.

Com um inverno não tão rigoroso, os frangos ganharam mais peso, fazendo com que o mesmo número de aves abatidas produzisse mais carne do que nos meses anteriores. De acordo com Èrico Pozzer, presidente da Associação Paulista de Avicultura, este é um fator que justifica os preços mais baixos pagos ao produtor, uma vez que há um maior excesso de produto no mercado.

No entanto, o período também é de movimento mais calmo nos açougues e nos supermercados. Pozzer acredita que, assim como em 2013, após as Manifestações de Junho, o período esteja caracterizado por uma ressaca pós-Copa, com tendência de melhora com o retorno das aulas em agosto. Mesmo assim, o preço praticado no momento é considerado o melhor dos últimos 12 meses para o consumidor, mas tende a melhorar, uma vez que a queda do preço do milho e da soja deve refletir nos custos de produção nos próximos meses.

O frango, por sua vez, continua sendo a proteína mais barata nos pontos de venda. O bom cenário de exportação para bovinos e suínos faz com que estas carnes mantenham preços maisores no mercado, o que beneficia o frango mesmo com as altas margens do varejo. A esperança, para Pozzer, é que o consumidor volte a consumir 45kg per capita, assim como ocorreu em 2011.

Por: João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado