DA REDAÇÃO: Expectativa de supersafra americana mantém preços da soja pressionados no mercado internacional

Publicado em 21/07/2014 13:52 e atualizado em 21/07/2014 17:34
Soja cai em Chicago com previsões de clima favorável para as lavouras norte-americanas. No Brasil os prêmios nos portos mantêm preços em reais ainda com bom suporte. Demanda dá mostra de aumento mais à frente, pois as compras aceleraram com a baixa nas cotações.

O clima favorável nas lavouras de soja dos Estados Unidos e a expectativa de uma supersafra traz pressão nos preços na Bolsa de Chicago. Para o consultor da Safras & Mercados, Flávio França Jr., é normal que haja um recuo nos contratos com uma maior oferta de grãos, cerca de 103 milhões de toneladas.  Além disso, o clima é predominantemente favorável e quase não há previsões contrárias para as lavouras americanas.

Os próximos meses tendem a ser difíceis para o mercado, com a expectativa de uma grande oferta de grãos e com os períodos de colheitas a partir de setembro. Isso faz com que a grande oferta diminua os preços, mesmo com uma demanda bastante crescente, principalmente para a China. França explica que mesmo com grandes negociações sendo realizadas, não é suficiente para combater esse momento de pressão.  

Já no Brasil, 80% da safra velha foi negociada e a tendência é de que os produtores aguardem preços melhores para vender os grãos remanescentes. Além disso, terão de contar com a valorização dos prêmios nos portos brasileiros e uma situação melhor para a taxa de câmbio no período próximo das eleições presidenciais para garantir a remuneração. 

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado