DA REDAÇÃO: Chuvas – No MT, produtores devem estar atentos ao surgimento da ferrugem asiática em plantas guaxas

Publicado em 24/07/2014 10:54 e atualizado em 24/07/2014 15:50
Safra 2014/15: Com chuvas, produtores do MT devem estar atentos ao aparecimento da ferrugem asiática nas plantas guaxas. Doença pode aumentar os custos de produção e comprometer a produtividade. Produtores já adquiriram os pacotes para a próxima safra e a expectativa é de incremento na área cultivada com o grão.

Com as chuvas registradas nos últimos dias, os produtores mato-grossenses devem estar atentos ao aparecimento da ferrugem asiática nas plantas guaxas. A situação requer muita atenção, já que o vazio sanitário do estado termina no dia 15 de setembro e, a partir dessa data, os agricultores poderão dar início ao cultivo da safra 2014/15.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Tapurah (MT), Silvésio de Oliveira, nas últimas safras, o aparecimento da doença tem sido uma preocupação recorrente aos agricultores. “E, além dos prejuízos na produtividade das lavouras também temos um aumento nos custos de produção”, explica.

Até o momento, boa parte dos produtores já adquiriram os pacotes para a próxima safra, com os custos mais altos. Entretanto, com a recente queda dos preços futuros na Bolsa de Chicago (CBOT), o presidente destaca que pode haver uma diminuição nos investimentos, especialmente em adubação.

A área cultivada com a soja deve registrar um incremento, já que a o aumento já fazia parte do planejamento do produtor.  Em contrapartida, o milho deve perder espaço na safra de verão, em função do período de chuvas durante a colheita, os preços mais baixos atualmente e os problemas com a falta de armazéns.

Inclusive, o presidente destaca que o investimento em silo bolsa também faz parte dos investimentos dos produtores. “Aos poucos, os agricultores estão melhorando e o silo pode ser uma alternativa provisória, principalmente para o milho”, diz Oliveira. 

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado