DA REDAÇÃO: Cadeia de suínos se encontra equlibrada, diz vice-presidente da Abipecs

Publicado em 24/07/2014 15:03 e atualizado em 24/07/2014 15:51
Suínos: Desde o final do ano passado toda a cadeia passa por um cenário próspero e de estabilidade, devido ao consumo interno favorável e o bom número de embarques. Setor se prepara para um segundo semestre com possível refreamento da demanda interna, mas com o setor tentando ampliar seu mercado no na China e no México.

No Dia Nacional do Suinocultor, o vice-presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Rui Vargas, apontou que a cadeia de suínos, desde o final de 2013, se encontra bastante equilibrada, com exportações adequadas ao nível de produção, beneficiando todas as partes que fazem parte da cadeia, desde o produtor ao consumidor final.

Vargas lembra que a oferta um pouco menor a nível mundial, aliada ao custo de produção favorável devido ao custo de grãos, auxilia para que o produtor receba cada vez mais preços estáveis e interessantes. Ele explica que para haver alguma mudança drástica no mercado é preciso um período de 12 meses - o que indica que o bom momento deve se estender.

As vendas, no entanto, são melhores para os produtores independentes do que para os produtores integrados, que possuem seus preços tabelados. Neste cenário atual, o produtor independente muitas vezes acaba levando maior vantagem.

O alerta de Vargas é que os produtores estejam sempre atentos a desafios como o clima, o preço dos grãos e a sanidade animal para manter a produção sem surpresas.

Os preços dentro do Brasil, muitas vezes, se mostram melhores do que os preços internacionais. Para um segundo semestre, estão sendo buscadas algumas alternativas diferenciadas, como a abertura do mercado japonês, o aquecimento do mercado chinês e a finalização dos trâmites de acesso da carne suína brasileira na Coreia do Sul e no México.

A carne de frango, por sua vez, possui uma pauta de exportação bastante sólida, mas o volume aumentado de oferta causa um desequilíbrio na cadeia produtiva. A cadeia possui uma rápida modificação de cenário, ao contrário dos suínos. Para o consumidor, no entanto, os preços são bons.

Por: João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado