DA REDAÇÃO: Valorização dos prêmios nos portos e alta do dólar, traz melhora para mercado físico da soja

Publicado em 01/08/2014 13:36 e atualizado em 01/08/2014 16:59
Grãos: Soja registra melhora nos preços do mercado físico, com alta do dólar e valorização dos prêmios nos portos brasileiros. Já para o milho, o anúncio dos leilões de Pepro anunciados pelo Ministro da Agricultura deverá mexer com o mercado. Deverão ser destinados R$ 500 milhões para equalizar os preços pagos aos produtores.

A combinação da valorização dos prêmios nos portos brasileiros junto com a elevação do dólar, trouxe uma recuperação aos preços no mercado físico da soja. Carlos Cogo, da Consultoria Agroeconômica, conta que esse é um bom momento para o produtor negociar a safra renascente.  Já para a safra nova, as negociações ainda estão tímidas, pois os produtores não querem travar preços.

Nos Estados Unidos, o mercado aguarda a divulgação do novo relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que deve trazer novas projeções de produtividade para o milho e manter o bom volume da safra para a soja. Cogo explica que o momento é de cautela, pois o mês de agosto é o período mais crítico para o desenvolvimento das lavouras. As previsões trazem um mês de clima mais seco e temperaturas amenas no meio-oeste americano, mantendo as possibilidades de uma grande safra.

Por esses fatores, os produtores brasileiros aguardam o desenrolar da safra americana para comercializar a nova safra. Também é indefinido a situação das situação dos grãos da América do Sul e quais serão as influências do el ñino. Por enquanto, só realizaram negócios para arrecadar o suficiente para a compra de insumos e para o preparo do plantio.

Para o milho, as perspectivas são de melhora para os preços comercializados devido ao anúncio realizado pelo ministro da agricultura, Neri Geller, de R$ 500 milhões destinados para os leilões de Pepro. O recurso deverá ser o suficiente para escoar apenas 8 milhões de toneladas, mas poderá impulsionar o mercado.

Para Cogo, a demanda deverá ser o fator mais importante para definir os preços e será o grande pilar de sustentação do mercado. As expectativas são de patamares mais baixos para soja e milho em 2015. 

Por: Kellen Severo // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado