REPORTAGEM: Confira a Reportagem do Programa ABC/Cerrado - Canal Rural

Publicado em 01/08/2014 15:01 e atualizado em 01/08/2014 19:25
Projeto ABC Cerrado trará destaque ao sistema Lavoura Pecuária Floresta nos próximos três anos. O sistema promove ganhos econômicos e ambientais, recuperando áreas degradadas por pastagens, além de gerar mais empregos.
 

SENAR assina acordo com o Banco Mundial para execução do Projeto ABC Cerrado

Com doação do BIRD no valor de US$ 10,6 milhões, ações do programa serão executadas a partir de 2015

O momento mais esperado da missão do Banco Mundial ao Brasil, realizada ao longo desta semana, ocorreu nesta sexta-feira (1º/8): a formalização do acordo de doação de US$ 10,6 milhões para a execução do Projeto ABC Cerrado. O documento foi assinado pelo secretário executivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Daniel Carrara, e pelo coordenador-geral de operações do Banco Mundial no Brasil, Boris Utria. O recurso será utilizado pela entidade para capacitação nas tecnologias de baixa emissão de carbono, formação profissional e pela assessoria em campo. A partir de agora, o programa - que será desenvolvido através de uma parceria entre o SENAR, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Embrapa – entra numa nova fase e a expectativa é que as primeiras ações práticas aconteçam em 2015.

A solenidade de assinatura, realizada na sede do Sistema CNA/SENAR, em Brasília, reuniu representantes de todas as entidades parceiras na iniciativa. O Secretário Executivo do SENAR, Daniel Carrara, destacou o processo participativo que existiu durante a construção do projeto e que continuará sendo a marca registrada do ABC Cerrado na execução das ações previstas. “É um projeto completo, que vai atuar na formação do produtor, do técnico e ainda oferecer assistência técnica. Estamos com a nossa rede mobilizada e tenho certeza que o ABC Cerrado será um marco na Agricultura de Baixo Carbono do Brasil”.

Os integrantes do Banco Mundial ressaltaram a importância do projeto no contexto da agricultura mundial – onde a demanda por alimentos será cada vez maior – e reforçaram o motivo da escolha pelo Brasil: um país com potencial produtivo e condições para a aplicação de práticas sustentáveis. “O ABC Cerrado é importante pela parceria e pelos resultados que esperamos. O Banco Mundial vai compartilhar os aprendizados do Brasil com o mundo inteiro”, disse o Coordenador-geral de Operações do Banco Mundial no Brasil, Boris Utria.

Para David Tuchschneider, especialista em Desenvolvimento Rural do Banco Mundial, a tecnologia é o melhor caminho para aumentar a produção de alimentos sem desmatar novas áreas e o Projeto ABC Cerrado representa uma solução para esse desafio. “Calculamos que a demanda por alimentos no mundo deverá dobrar até 2050. O Brasil aumentou muito a sua produção nas últimas décadas e sem tecnologia isso não seria possível. Hoje, existem extensões de terras degradadas e o ABC tem práticas para melhorar essas áreas”, analisa.

A próxima etapa será iniciar a elaboração do material didático e dos conteúdos das capacitações, junto com a Embrapa. A seleção dos consultores responsáveis pelo treinamento dos instrutores, supervisores e dos técnicos de campo também será iniciada neste segundo semestre, para que o projeto possa ser executado a partir de 2015.

ABC é tendência mundial

O diretor-executivo da Embrapa Transferência de Tecnologia, Waldyr Stumpf Junior, salienta que a Agricultura de Baixo Carbono é uma questão preponderante no mundo inteiro atualmente e o Brasil sai na frente com o Projeto ABC Cerrado, que reúne um conjunto de ações para tornar a atividade mais produtiva, rentável e sustentável com foco em quem está na ponta da cadeia. “Temos cinco milhões de produtores rurais e condições de crescer horizontalmente, assim como recuperar áreas degradadas. Tenho certeza de que o projeto já é um sucesso e em breve teremos que ampliá-lo”, prevê.

Na opinião do secretário substituto da Secretária de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Mapa, José Guilherme Leal, o ABC Cerrado surge num momento em que a agricultura sustentável ganha cada vez mais espaço no Brasil. Ele ressalta a relevância dos questionamentos feitos pelo Banco Mundial na concepção do projeto, que ajudaram a qualificar a iniciativa, e chama a atenção para um aspecto essencial: a preservação do bioma Cerrado. “O projeto é totalmente alinhado com o Governo e os anseios do setor produtivo do Brasil. Outro diferencial é trabalhar a questão da assistência técnica com cuidado ambiental”, elogia.

Projeto ABC Cerrado

Ação conjunta do SENAR, do Ministério da Agricultura e da Embrapa, o Projeto ABC Cerrado pretende incentivar e difundir a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e sensibilizar o produtor para que ele invista na sua propriedade de forma a ter retorno econômico mantendo o meio ambiente preservado. O SENAR será responsável pela capacitação nas tecnologias, formação profissional e pela assessoria em campo, com recursos do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês– via Banco Mundial.

O ABC Cerrado vai atender nove estados do Bioma Cerrado (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Bahia, Piauí, Minas Gerais e o Distrito Federal), num período de três anos, com a promoção de quatro processos tecnológicos: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema de plantio direto e florestas plantadas.

O projeto prevê a realização de seminários de sensibilização e divulgação nos estados participantes, capacitação tecnológica de produtores e gerentes de propriedades e instrutores do SENAR e, ainda, treinamento dos técnicos que atuarão na assessoria em campo para os produtores. Ao todo, 12 mil propriedades vão receber capacitação e desse total,  1.200 nos estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul terão, também, assistência técnica. Esses estabelecimentos terão o compromisso de executar uma das tecnologias aprendidas que serão transformadas em cases de estudo e vitrines tecnológicas.

Fonte: CRural/SENAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado