DA REDAÇÃO: Embargo da Rússia beneficia demanda por frutas brasileiras

Publicado em 08/08/2014 13:58 e atualizado em 08/08/2014 17:49
Frutas: Houve movimentação por parte da Rússia para que Brasil comece a atender a uma demanda maior para o país. Atualmente, a exportação para os russos sé pequena, de até 1600 toneladas. Com o embargo aos EUA e União Europeia, a expectativa é de que as compras aumentem em até quatro vezes. Problemas com logística é a maior preocupação do setor.

Com o anúncio do embargo russo aos Estados Unidos e União Europeia, diversos setores do agronegócio brasileiro deverão ser beneficiados, assim como as frutas. O gerente de inteligência de mercado Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), Clovis Ribeiro Neto, explica que há uma procura por compras por parte da Rússia.

Clovis conta que já há uma abertura para o mercado brasileiro, mas ainda é um volume muito baixo. Em 2013, o Brasil exportou cerca de 1.600 toneladas de frutas. Caso as vendas se concretizem o país tem condições de atender esta demanda, que deverá quadruplicar. A única preocupação se dá em relação a logística, já que não há uma rota fixa e eficiente para a Rússia.

A maior procura por parte do país é por frutas de clima temperado, como laranja, limão e maçã. Há uma introdução de frutas tropicais também, como manga e mamão, que já são comercializados.  

Por: João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado