DA REDAÇÃO: Café – Quebra na produção chega a 80% em Mandaguari (PR) e produtores deixam a atividade

Publicado em 14/08/2014 10:53 e atualizado em 14/08/2014 16:51
Café: Em Mandaguari (PR), quebra na produção de café é de 80% devido à geada negra registrada em 2013 e seca desse ano. Cafezais só devem voltar a produzir em 2016. Preços reagiram e estão próximos de R$ 400,00 pela saca do grão, mas não remuneram o cafeicultor e muitos estão deixando a atividade para investir na soja.

Na região de Mandaguari (PR), a quebra na safra de café chega a 80%. A situação é decorrente da ocorrência da geada negra em 2013 e também da seca registrada esse ano, que acabou agravando o cenário. Além disso, em torno de 30% dos cafezais da localidade foram erradicados ou passaram por processo de recepa, que resulta em produção zero.

De acordo com o engenheiro agrônomo da região, Roberval Simões Rodrigues, a situação também deve refletir na próxima safra 2015. “Iremos demorar dois anos para ter o ápice da produção novamente e acreditamos que somente em 2016 recuperemos o que foi perdido”, afirma. 

Com isso, os preços reagiram no mercado local e a saca é cotada a R$ 400,00, mas segundo o engenheiro o valor não cobre os custos de produção devido ao tamanho da quebra. Até o momento, em torno de 90% da área já foi colhida, uma vez que o clima mais seco registrado em agosto contribuiu para os trabalhos nos campos. 

“Muitos já deixaram a atividade e estão investindo na soja, cultura que o manejo é mais fácil. Sem contar que a situação também afeta a economia da cidade, principalmente o comércio local”, sinaliza Rodrigues.

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado