DA REDAÇÃO: Trigo – Devido ao excesso de chuvas, cerca de 15% da área do RS deixou de ser cultivada

Publicado em 19/08/2014 10:47 e atualizado em 19/08/2014 16:53
Trigo: Com excesso de chuvas, cerca de 15% da área do RS deixou de ser cultivada. Previsão de geada na próxima semana deixa produtores em alerta. Moinhos demonstram interesse no cereal do estado, mas oferecem valor de R$ 30,00 a saca. Com isso, agricultores seguram o produto à espera de melhores oportunidades.

Em função ao excesso de chuvas, desde o início do plantio, os produtores gaúchos deixaram de cultivar 15% da área prevista com o trigo inicialmente. Além disso, o cereal plantado primeiramente não apresenta boa qualidade, ao contrário, dos cultivados mais tardiamente. 

De acordo com o produtor rural e presidente da Associação dos Cerealistas, Dilermando Rostirolla, a situação será refletida na colheita do cereal. “O primeiro não vai ser de boa qualidade e o segundo deverá ser melhor”, afirma. Com isso, a expectativa é que o rendimento das lavouras também seja afetado, as plantadas inicialmente a colheita é prevista entre 30 a 40 sacas por hectare, e o restante pode superar 50 sacas por hectare.

A geada registra no final da semana anterior também pode ter afetado as lavouras, conforme destaca o presidente, mas, por enquanto, não há relatos de perdas. “Entretanto, os triticultores já estão atentos, pois há previsão de geada para a próxima semana que poderá afetar o desenvolvimento das plantas”, diz Rostirolla.

Comercialização

Ainda na visão do produtor rural, o restabelecimento da TEC deverá contribuir para o escoamento da safra, principalmente porque o estado ainda possui quase 500 mil toneladas da safra anterior para ser negociada. “Nós já tínhamos nos reunido com o Ministro da Agricultura, Neri Geller, para que não fosse mantida a liberação para a importação do produto”, destaca.

Inclusive, alguns moinhos, especialmente do estado do PR já começam a demonstrar maior interesse no produto gaúcho. No entanto, como o preço está abaixo do preço mínimo, a saca é cotada a R$ 30,00, os produtores estão segurando o produto à espera de melhores oportunidades de negociação.

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado