DA REDAÇÃO: Queda nos preços internacionais reflete na comercialização do milho em GO

Publicado em 25/08/2014 13:41 e atualizado em 25/08/2014 15:44
Milho: Mercado está pressionado com a expectativa de uma grande safra americana. Produtores brasileiros enfrentam dificuldades na comercialização em Goiás e leilões de Pepro não trouxeram auxílio. Alguns estão em melhor situação, pois negociaram com antecedência.

Os produtores de milho de Goiás e de todo o Brasil passam por um momento delicado. Com as lavouras apresentando bom desenvolvimento nos Estados Unidos, os preços internacionais sofreram queda e refletiram, automaticamente, nos preços internos, que tornaram a comercialização do milho difícil. De acordo com Bartolomeu Braz Pereira, presidente da Aprosoja/GO, parte dos produtores anteciparam suas vendas, mas algumas empresas estão dizendo que não irão cumprir os contratos.

O leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) realizado no estado, segundo o presidente, "veio tímido", arrematando apenas 75 mil toneladas. "A solicitação era de mais de 200 mil toneladas", justificou. "Isso fez com que o prêmio abaixasse muito, não ajuda nada o produtor. O milho tem que sair dos armazéns porque logo iremos iniciar a nova safra".

Bartolomeu aponta que, além das tentativas de minimizar prejuízos vindas do governo, o produtor precisa ter alternativas para que o milho seja consumido. Por isso, o presidente acredita que o etanol de milho seria uma alternativa bem-vinda. "É um momento de reflexão, no qual novos planos agrícolas precisam ser ouvidos e incluídos".

Em Goiás, 80% da população reconhece o agronegócio enquanto setor que oferece respostas rápidas para a sociedade, de acordo com pesquisa realizada pela Aprosoja do estado.

Por: João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado