DA REDAÇÃO: Cacau – Epidemia de ebola gera especulações sobre importações do produto

Publicado em 25/08/2014 19:35 e atualizado em 26/08/2014 13:41
Cacau: Mercado teve alta na Bolsa de Nova York, mas a epidemia de ebola movimenta especulações para a commodity. Há o temor que o fechamento dos portos pode interromper a importação da amêndoa, inclusive para o Brasil.

A epidemia de ebola no continente africano gerou especulações em torno do cacau produzido naquela região, alguns especialistas temem que o fechamento dos portos pode dificultar as importações da amêndoa para outros países, inclusive o Brasil.

No entanto, segundo o analista de mercado internacional do cacau, Thomas Hartmann, a epidemia não deve afetar a produção. "É muito pouco provável que a ebola exerça influência negativa sobre a produção de cacau, por enquanto nenhum produtor foi atingido pela doença. Os casos estão em hospitais longes das zonas produtoras", afirma. 

De acordo com o analista a proibição do produto também está descartada, o que pode acontecer seriam atrasos devido ao fechamento das barreiras a fim de inibir a propagação da doença. "Eu acho impossível a proibição de exportação e não há motivo para isso porque a causa seria a doença, mas ela não é transmitida através de produtos, ela se propaga apenas por contato direto", disse Hartmann em entrevista ao programa Mercado & Cia.

Por: João Batista Olivi // Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado