DA REDAÇÃO: Apesar de baixa nos preços do açúcar, perspectivas são positivas para segundo semestre

Publicado em 26/08/2014 13:34 e atualizado em 26/08/2014 16:17
Açúcar: Setor passa por momento de baixa de preços, mas perspectiva é de redução nos estoques mundiais, que dará suporte aos preços. Tendência é de que usinas passem a utilizar produção própria, para diminuir custos de produção.

Os preços do açúcar passam por momento de pressão, que devem ter mudanças de cenário para o segundo semestre do ano. O diretor da Job Economia e Planejamento, Júlio Maria Borges, explica que a melhora se deve a queda nos estoques mundiais de açúcar, que deverá dar suporte aos preços. Situação que traz oportunidade aos produtores brasileiros, que além de sofrer com os valores negociados, ainda enfrentam problemas relacionados ao clima.

Parte das questões que prejudicam o setor, está a falta de gestão estratégica e da atuação do governo.  Segundo Borges, há diversos fatores que os produtores precisam se preocupar em relação a crise, como o mercado, riscos, ações do governo e gestão das usinas.

Para Borges, com os problemas de custo de produção e a baixa remuneração, muitos produtores deverão migrar para outras culturas, fazendo com que muitas usinas passem a moer produção própria. Por outro lado, as perspectivas aos produtores que se mantiverem na cultura são positivas, visto que a demanda por açúcar será maior com a escassez de oferta.

Uma alternativa para o setor é a produção de etanol de milho. Em locais como Mato Grosso, que mantém uma produção que atende a região, é uma alternativa bastante interessante por não trazer gastos com frete. 

Por: Sérgio Braga // Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado