DA REDAÇÃO: Dados da Abiove mostram sucesso na relação da agricultura com a responsabilidade ambiental

Publicado em 01/09/2014 14:07 e atualizado em 01/09/2014 16:00
Desmatamento: Números mostram que é possível conciliar produção e sustentabilidade. A média de desmatamento da floresta amazônica foi reduzida em 5 vezes. Já em Mato Grosso, a queda foi ainda mais expressiva, mesmo sendo um estado de alta produção. A fiscalização também é realizada de forma integrada entre Ibama e Polícia Federal, além de existir uma lista de fazendas embargadas.

Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) mostram que, nos últimos 10 anos, o desmatamento na Amazônia caiu 5 vezes - passando de 30 mil km² para menos de 5 mil km². Também é observada uma queda no Mato Grosso, de 12 mil km² para um número inferior a mil km². De acordo com Bernardo Pires, gerente de sustentabilidade da Abiove, o sistema de detecção de desmatamento e incêndio em tempo real, aliado com uma fiscalização integrada, ajudou a inibir a prática de desmatamento.

Pires lembra também que a legislação ambiental rigorosa e o Cadastro Ambiental Rural também são importantes aliados para dar fim à prática e conciliar o plantio de alimentos com a preservação ambiental.

O gerente aponta que é preciso "eliminar os extremos", uma vez que é possível conciliar uma produção de boa qualidade com a responsabilidade ambiental. Com cadastramento e controle, a indústria de carne e soja fica tranquila para trabalhar e oferecer um produto sustentável aos seus clientes.

Por: João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado