DA REDAÇÃO: Arroz – Em Restinga Seca (RS), custos de produção aumentaram cerca de 15% nesta safra

Publicado em 08/09/2014 10:52 e atualizado em 08/09/2014 16:51
Arroz: Chuvas e geadas atrasam o preparo do solo na região de Restinga Seca (RS). Plantio deve ter início a partir do dia 15 de setembro. Custos de produção aumentaram em torno de 10% a 15% nesta safra, especialmente com mão de obra. Já a saca é cotada a R$ 35,60, valor que deixa uma margem ajustada aos produtores rurais.

As chuvas e a ocorrência de geadas têm atrasado o preparo do solo para o plantio do arroz em Restinga Seca (RS). O plantio do cereal só deve ter início a partir do dia 15 de setembro na localidade. E nesta safra, os custos de produção aumentaram cerca de 10% a 15%, principalmente, os custos com as sementes. 

Enquanto isso, a saca do arroz é cotada a R$ 35,60 na região, segundo destaca o produtor rural do município, Flávio Giuliani. “E a indústria não tem comprado o produto, inclusive temos informações de transportadoras que procuram caminhões para trazer o produto do Uruguai e Argentina”, relata.

Diante desse cenário, o produtor destaca que os agricultores iniciam a safra com preocupação, pois com as eleições, o clima é de incerteza. “Não sabemos que o irá acontecer, independente de quem será eleito. Com isso, tem muita gente parando de plantar e arrendando as terras”, finaliza Giuliani.

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado